terça-feira, 19 de janeiro de 2010

*** O Haiti é aqui ***

Talvez o que eu escreva aqui hoje não seja bem compreendido por todos. Mas é fato, é real. Após a catástrofe que atingiu o Haiti, como todos nós já estamos bem informados, o mundo inteiro se comoveu diante de cenas tão desoladoras. Vários paises estão enganjados na recuperação de seus habitantes. Ações humanitárias essenciais para os que sofrem com tanta falta diária e mais ainda agora com tal situação. O que me ocorreu nestes dias e comentei com amigos é sobre a atitude tomada pelo nosso Presidente Molusco. Vamos aos números:

- Medida provisória assinada pelo Sr. Molusco, destinando a verba ao povo caribenho no montante de R$ 35 milhões de reais.
- 1.200 militares envolvidos atualmente no Haiti, sendo que a possibilidade desse número ser dobrado é praticamente certa.
- Navio da Marinha Brasileira partirá até os caribenhos para transportar gêneros de necessidade.
- Aviões que partem e partiram com ajuda de gêneros alimentícios, roupas e pessoas habilitadas como voluntários na área médica.
Enfim, todo o tipo de ajuda necessária para que se reverta um pouco do sofrimento do povo caribenho.
O que me ocorre é que como nossos Caetano Veloso e Gilberto Gil cantam ".... o Haiti é aqui...". No momentos tantas e tantas perguntas ficam sem respostas, ou pior, possuem respostas e estas estão nas contas bancárias, nas carteiras, cuecas, pastas pretas, empreiteiras, negociações sujas e o escambau.
Brasileiros possuidores de tantos sofrimentos. Sem ajuda. Vamos descrever alguns pontos:

-Saúde: Postos de saúde e hospitais públicos sem condições de atendimento.
-Habitação: Milhões de favelados sem condições mínimas de higiene.
-Segurança: Nossos policiais morrendo nas mãos de bandidos e os que conseguem sobreviver são infinatamente mal remunerados.
-Alimentação: Milhões de pessoas que não tem o que comer.

Acredito fielmente que adminstrar um país é como administrar uma família, uma empresa, enfim. Obviamente que seguindo suas proporções.
Somos brasileiros. Nascemos e vivemos aqui na nossa terra idolatrada, salve, salve. E porque nossa pátria amada não socorre seus filhos que não fogem a luta. Será que realmente estes milhões de reais vão chegar intactos e realmente serem destinados ao que foram entregues.
Acredito na humanidade, solidariedade, enfim, todo e qualquer tipo de ação que nos deixam ainda viva a esperança de um povo mais justo e humano. Quem sabe um dia ainda poderemos viver num mundo mais justo e sincero. Agora dizer que não existem brasileiros necessitando de ajuda. Parece que estamos vivendo num paraíso chamado Brasil.
Quantos milhões de reais já foram gastos para manter milhares de militares no país citado. Inúmeros são os militares que sonham em poder passar seis meses por lá, para poder ter uma boa recompensa em seus soldos. Agora para podermos frear um pouco o instinto desumano e cruel de traficantes em morros e favelas, realmente, isso parece não ser possível.
Agora a pouco ainda li sobre voluntários gaúchos que estão se cadastrando para o auxílio na área médica de lá. Enfermeiros, médicos, etc. Em Porto Alegre já se manifesta a preocupação, pois se atualmente já faltam profissionais e no país todo o atendimento médico é precário, imaginem uma certa proporção destes trabalhando por lá. Como ficaremos?
Concluindo; sou a favor de ajuda a quem necessita. Seria muito egoismo não ver a trágica situação de pessoas tão necessitadas. Mas impossível não dignar-se quanto a tantos problemas da nossa terrinha. E existe recursos. E como existem. Nossaaaaaaa. Agora somos um país riquíssimo, pois até dinheiro emprestamos ao FMI.
Só nos resta agora rezar pelo povo caribenho e que suas almas estejam ao lado D´Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário