segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O Começo !

Após o tal aniversário dos 3.8 em 2010, pensamentos me atormentavam para um novo rumo. Estranhos sentimentos que me deixavam cheio de dúvidas, afinal largar o certo pelo duvidoso é muito arriscado.

Enfim, veio as atitudes e tomei o rumo para as mudanças. Em março de 2010 começei a colocar os planos em ação. Então o duvidoso passou a ser o novo rumo da minha vida. Dificuldades, muitas. Começei a ficar com muito medo, faltava a tal experiência. Poxa, se ninguém me desse a chance de provar que tinha condições para exercer a profissão, como iria ter a tal experiência. Todos deveriam ter a chance de começar.

Foi então que fazendo cursos de especialização para o ramo, dentro do Sest/Senat, me apresentaram (leia-se instrutor Cláudio) a Fabet - Concórdia / SC. Um Centro de Treinamento patrocinado por inúmeras empresas do ramo, dentre elas a Scania.

Após informações de grande valia, me increvi para a Turma 115 - 2010. Malas prontas rumo a Concórdia/SC. Saio no domingo pela manhã de moto rumo ao desconhecido, ao novo. Aquele frio na barriga e os pensamentos que agora já eram de não ter como voltar atrás. Apostei todas as fichas que tinha neste novo rumo. Arriscado, sim. Muito arriscado. Mas na vida as vezes precisamos ter a coragem suficiente para enfrentar novos desafios. 

O treinamento é excelente. Pessoas maravilhosas tive o prazer de conviver durante quase 40 dias. Gláucia (Instrutora), Sílvia (Instrutora), Scheila (Secretaria), Tânia (Psicóloga), seu Teles (Instrutor - Bitrem), todos os professores da parte didática, enfim, todos que estiveram envolvidos com a turma 115, deixaram saudades e a certeza de que são especiais para mim. Fazem parte deste recomeço de vida. Desta nova jornada. Muutooooo Obrigadoooooo a todos vocês.

28 pessoas convivendo 24 hs por dia, 07 dias por semana. Parceria total. Foram dias especiais. Um Big Brother. Pena que não tinha Elasss....rsrsrsrs... Mas é um treinamento e não diversão.

Todos ali em busca do mesmo objetivo. Uma oportunidade de estar empregado nas melhores empresas do ramo transporte. O dia começava cedinho. Mês junho, um frio daqueles de renguiar cusco como se diz no RS. 07:30 já estavamos em sala de aula. As atividades iam até as 22:30, todos os dias. Puxado. Mas valeu a pena cada minuto lá dentro. Alojamento, refeitório, salas de aula, borracharia, mecânica, pista de treinamento, sala de informática, biblioteca, todos os recursos disponíveis para que tivéssemos desempenho tranquilo e aprimorado.

Nossa turma foi um diferencial dentro do ano de 2010, conforme comentários de instrutores, professores e direção. Um convívio maravilhoso, onde deixou saudades. Pessoas especais que aqui não vou citá-los, pois se chegar a faltar um, vai ter reclamação. E das grandes, mantemos contato até hoje.

Enfim, esta etapa se finda. Então começa uma nova etapa. As indicações para as empresas de acordo com a classificação obtida no curso. Graças a Deus, obtive uma ótima classificação e tive a oportunidade de estar entre os primeiros. Valeu o esforço. Fui recompensado a altura.

Preciso aqui também deixar registrado a todos que na Fabet, ninguém aprende a dirigir. Isso é dom. Depende de cada um de nós, sabermos tirar proveito do curso. A maior parte dos colegas de profissão, adoram e exaltam com nariz empinado e cheio de orgulho que não precisaram fazer Fabet para estarem trabalhando. Os tempos mudaram amigos. Foi-se o tempo de subir num Jacaré e sofrer na profissão. Estamos em 2011. Cursos e especializações são de grande valia para qualquer profissão, inclusive a nossa. Vamos parar com essa mania de achar que não é preciso estar informado e conectado ao mundo que vivemos atualmente. Todos, sem exceção, precisam se atualizar. E essa atualização vem de dentro de salas de aula. Cursos especiais como esse que fiz. NInguém é melhor do que ninguém. Na Fabet ninguém aprendeu a dirigir, somente obtivemos a especialização para que as portas se abrissem. As oportunidades surgiram após o curso. E hoje estou empregado numa das melhores empresas do ramo de transporte do país. Graças a minha competência, o meu dom de dirigir e o Centro de Treinamento Fabet. Sinto muito se isso faz a diferença. Mas eu cheguei lá.

Após sete meses na estrada, pude ter a certeza e a convicção que estou no caminho certo. Amo a profissão. Estrada, tem suas dificuldades e não são poucas. Mas a paixão por dirigir este transatlântico de 45 toneladas faz com que as dificuldades encontradas pelo caminho tornen-se totalmente superáveis.

Trabalho especificamente no Mercosul. Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. Paises com suas culturas, seus costumes, enfim, seu cotidiano. Perigoso, sim. Mas risco corremos todos os dias em qualquer situação. Inúmeros são os brasileiros que se aventuram em diversas empreas pelas rutas dos hermanos. Impressionante ver a quantidade de produtos exportados pelo Brasil.

Ainda estou engatinhando na profissão. Tenho muito o que aprender. Na verdade, como dito pelos mais experientes, sempre, todos os dias aprendemos um pouco. Nas conversas pela estrada. No dia a dia. Receita para a realização e sucesso profissional: Humildade. A parceria entre os colegas é grande. Sempre tem um disposto a ajudar e te ensinar. Mas seja sempre humilde. Nunca se ache melhor que outros. Além de ser ridículo, com certeza é o caminho mais curto para o fim da profissão.

E finalizando, para começar esta nova jornada aqui pelo blog, tinha que descrever alguns pontos essenciais, como ontem, requeria os agradecimentos, hoje, tinha que espeficar melhor a situação que vivo. Agora sim, podemos começar uma nova etapa por aqui, com as novidades, situações e interesses gerais deste que aqui escreve.

Um grande abraço a todos aqui mencionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário