sexta-feira, 19 de junho de 2009

Saudade, que sentimento é esse?


Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular, "saudade", só conhecida em galego-português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar".

Diz a lenda que foi cunhada na época dos descobrimentos e no Brasil Colônia esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações. Provém do latim "solitáte", solidão.

Uma visão mais especifista aponta que o termo saudade advém de solitude e saudar, onde quem sofre é o que fica à esperar o retorno de quem partiu, e não o indivíduo que se foi, o qual nutriria nostalgia. A gênese do vocábulo está directamente ligada à tradição marítima lusitana.

Esse texto acima foi extraído da Wikipédia para definir de forma mais linguística. Mas a bem da verdade mesmo é que esse sentimento é um dos mais doloridos sentidos entre nós. Como já disse (Vídeo deste post, vale a pena dar uma conferida) inúmeras coisas doem, como machucar alguma parte de nosso corpo, perder alguém por morte, por inúmeros motivos. Mas com certeza a dor da saudade de quem amamos, essa é inigualável. Uma mistura de aperto com angústia, resultante numa sensação de estarmos sem forças, perdidos. E o pior é que gostaríamos de parar tudo; como já diria o grande Raul Seixas, pare o mundo que eu quero descer. E ele não para, ninguém para e ninguém também aguenta por muito tempo você falando sobre sua situação e segue-se a vida.

Dias após dia, semanas, meses, anos, a espera de algum acontecimento que te tire dessa. E um dia vai acontecer, pelo menos temos que estar prontos para esse dia. Pois ele vai chegar e se você não estiver preparado poderá perder a chance.

Um comentário:

  1. Bem diz Martha Medeiros:
    "Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dia que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche."

    ResponderExcluir